quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dúvidas que todos possuem.

Aqui vão algumas perguntas e respostas de dúvidas que quem malha ou quer começar a malhar tem. Algumas coisas já sabemos (mais não custa nada saber mais) , outras são novidades.


Atividade Física, Alimentação e Suplementos Alimentares.
Antônio Santos


P. Qual é a alimentação mais adequada para aqueles que querem emagrecer e estão praticando alguma atividade física ?

R. A alimentação adequada para qualquer pessoa independente do seu objetivo é comer de tudo um pouco, ou seja, reeducação alimentar. O que vai variar será a quantidade dos alimentos para cada pessoa. Deve se levar em conta os aspectos individuais (sexo, peso, gordura corporal, idade...) e a atividade realizada.


P.O que é mais indicado para quem está interessado em ter um maior ganho de massa muscular?
R. Muito diferente do que todos imaginam as proteínas não são as mais importantes no ganho de massa muscular, elas são fundamentais, devem ser aumentadas na dieta, porém o aumento maior na dieta deve ser em relação aos carboidratos (massa, pão, arroz, batata), estes devem estar acima de 55% do total da dieta da pessoa que deseja este ganho de músculos.


P. Existe alguma contra indicação para os suplementos alimentares ?
R. Sim. Como qualquer coisa, o suplemento tomado em excesso ou indiscriminadamente pode causar danos à saúde. Por exemplo. Algumas pessoas querem tomar suplementos protéicos para ganhar massa muscular e tomam sem nenhuma orientação, causando muitas vezes alergias à determinadas proteínas, ganho de massa gorda (gordura), entre outros problemas que seriam evitados sob uma orientação adequada.


P. Como, quando e quem deve recorrer a estes suplementos ?
R. Como o próprio nome expressa, ele serve para suplementar uma dieta, ou seja, não deve ser usado como substituição de um alimento. Serve para pessoas que não conseguem atingir a suas necessidades nutricionais com uma dieta normal e deve ser tomado sob indicação de nutricionista ou médico que irão orientar a melhor hora e forma de tomar o suplemento.


P. As dietas só a base de proteína trazem alguma conseqüência para o organismo ?
R. Como já havia mencionado, nada em demasia é bom. Ingerir muita proteína pode prejudicar o organismo pois nós necessitamos de uma quantidade determinada. O excesso de proteína é eliminado pelos rins, o trabalho renal fica então sobrecarregado e pode trazer problemas renais futuros. Outra possível conseqüência é a desidratação, alguns trabalhos relatam que a proteína em excesso desidrata o atleta.


P. Qual bebida deve ser ingerida durante a atividade física e em que quantidade ?
R. A bebida ideal é a água de coco, considerada um isotônico natural, deve estar gelada ou bem fria e deve ser tomada a cada 20 minutos de atividade física na quantidade de 200 ml no máximo. A água gelada também é um excelente hidratante. Os isotônicos podem ser tomados como forma de hidratação, porém deve-se lembrar que contém corantes artificiais.


P. Quais as consequências do uso de anabolizantes ?
R. São várias as conseqüências do uso desta droga. Nos homens: atrofia dos testículos, desenvolvimento de mamas, dificuldade para dormir, pressão alta, lesões nos tendões, sangramento nasal, resfriados freqüentes. Já entre as mulheres: irregularidades menstruais, hipertrofia do clitóris, diminuição das mamas, engrossamento da voz, acne, queda do cabelo, tonturas, fraqueza e dores articulares. Além de causar problemas hepáticos graves que podem levar à morte.


P. Quais os alimentos mais indicados para consumo quando fazemos exercícios de longa duração ?
R. Mais uma vez os carboidratos são os aliados do praticante de atividade física. Os carboidratos complexos tais como pão, batata, macarrão, devem ser ingeridos horas antes da atividade de longa duração. As frutas devem fazer parte também deste cardápio e a água mais do que nunca deve estar ao lado antes, durante e depois de quem pratica as atividades de longa duração.


Beijos, Aline Cabral =*

0 comentários:

Postar um comentário